terça-feira, 2 de dezembro de 2008

PLANO CURRICULAR

DISCIPLINA: EDUCAÇÃO ARTÍSTICA
OBJETIVO GERAL: Entender a arte em suas dimensões de criação, apreciação e comunicação, constituindo-se em um momento de reflexão e diálogo, possibilitando a criticidade diante dos conteúdos artísticos, estéticos e culturais, incluindo as questões sociais presentes nos temas estudados na Educação de Jovens e Adultos.
COMPONENTES CURRICULARES:

História da Arte

Características das obras de arte visuais
- elementos formais - elementos expressivos - temática
Relações entre obras e estilos artísticos no decorrer da história
- Tarsila do Amaral;
- Anita Malfatti;
- Guignard;
- Dicavalcanti;
- Portinari- comparação de duas ou mais obras- citacismo de determinados artista- apropriação de técnicas e temáticas por outros artistas.
- análise crítica
OBJETIVOS:

* Entender, refletir e sintetizar “Qual o significado da arte?”
* Identificar os elementos estruturais das obras de artes visuais.
* Estimular a pesquisa visual através da seleção de imagens.
METODOLOGIA E ESTRATÉGICAS DE ENSINO:

* Elaborar painéis coletivos organizados a partir de exercícios individuais ou pequenos grupos. Estudo da organização visual desses elementos, e da relação do todo com a parte, o micro inserido no macro.
* Realizar experimentações através da criação de formas simples regulares e irregulares como sistema inicial para o aprendizado de suas características e possibilidades plásticas.

Caracterização da Área de Arte

Na proposta dos Parâmetros Curriculares Nacionais, Arte tem uma função tão importante quanto a dos outros conhecimentos no processo de ensino e aprendizagem. A área está relacionada com as demais áreas e tem suas especificidades.
A educação em arte propicia o desenvolvimento do pensamento artístico e da percepção estética, que caracterizam um modo próprio de ordenar e dar à experiência humana: o aluno desenvolve sua sensibilidade, percepção e imaginação, tanto ao realizar formas artísticas quanto na ação de apreciar e conhecer as formas produzidas por ele e pelos colegas, pela natureza e nas diferentes culturas.
Esta área também favorece ao aluno relacionar-se criadoramente com as outras disciplinas do currículo. Por exemplo, o aluno que conhece arte pode estabelecer relações mais amplas quando estuda um determinado período histórico. Um aluno que exercita continuamente sua imaginação estará mais habilitado a construir um texto, a desenvolver estratégias pessoais para resolver um problema matemático.
Conhecendo a arte de outras culturas, o aluno poderá compreender a relatividade dos valores que estão enraizados nos seus modos de pensar e agir, que pode criar um campo de sentido para a valorização do que lhe é próprio e favorecer abertura à riqueza e à diversidade da imaginação humana. Além disso, torna-se capaz de perceber sua realidade cotidiana mais vivamente, reconhecendo objetos e formas que estão à sua volta, no exercício de uma observação crítica do que existe na sua cultura, podendo criar condições para uma qualidade de vida melhor.
Uma função igualmente importante que o ensino da arte tem a cumprir diz respeito à dimensão social das manifestações artísticas. A arte de cada cultura revela o modo de perceber, sentir e articular significados e valores que governam os diferentes tipos de relações entre os indivíduos na sociedade. A arte solicita a visão, a escuta e os demais sentidos como portas de entrada para uma compreensão mais significativa das questões sociais. Essa forma de comunicação é rápida e eficaz, pois atinge o interlocutor por meio de uma síntese ausente na explicação dos fatos.
A arte também está presente na sociedade em profissões que são exercidas nos mais diferentes ramos de atividade: o conhecimento em artes é necessário no mundo do trabalho e faz parte do desenvolvimento profissional dos cidadãos.
O conhecimento da arte abre perspectiva para que o aluno tenha uma compreensão do mundo na qual a dimensão poética esteja presente: a arte ensina que é possível transformar continuamente a existência, que é preciso mudar referências a cada momento, ser flexível. Isso quer dizer que criar e conhecer são indissociáveis e a flexibilidade é condição fundamental para aprender.
O ser humano que não conhecer arte tem uma experiência de aprendizagem limitada, escapa-lhe a dimensão do sonho, da força comunicativa dos objetos à sua volta, da sonoridade instigante da poesia, das criações musicais, das cores e formas, dos gestos e luzes que buscam o sentido da vida.

Mensagem

“Escolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do vôo.
Pássaros engaiolados são pássaros sob controle.
Engaiolados, o seu dono pode levá-los para onde quiser.
Pássaros engaiolados sempre têm um dono. Deixaram de ser pássaros.
Porque a essência dos pássaros é o vôo.
Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados.
O que elas amam são pássaros em vôo.
Existem para dar aos pássaros coragem para voar.
Ensinar o vôo, isso elas não podem fazer, porque o vôo já nasce dentro dos pássaros.
O vôo não pode ser ensinado.
Só pode ser encorajado”.

Plano de curso de Educação Artística - 5ª Série – (6º ano)

Conteúdo:

• Linguagem Artística – visão geral: teatro, música, arquitetura, pintura, escultura e etc.
• Elementos da linguagem visual: ponto, linha e plano
• Formas – abstratas, concretas, geométricas e etc.
• Textura – gráfica, orgânica e etc.

Sugestões para História da Arte:

• Abstracionismo (verifique o texto enviado para contextualização e análise crítica). O aluno, em sua produção, poderá colocar em prática os conhecimentos adquiridos em linha, formas e texturas.

Sugestões - Projeto Leitura:

• Jogos dramáticos (consulte o texto “Brincando de ser outra pessoa” )
• Explorar materiais expressivos, verificando as possibilidades de forma, textura, volume, cor e etc, para a criação de cenários e adereços na montagem de uma performance de uma cena do livro escolhido.

Fonte: Viver feliz com muita arte – Autores: Valdemar Vello, Mônica Colucci e Paula Ariane
Editora: Scipione
Fonte: Aprendendo Arte
Autores: César Cole e Ana Teberosky
Editora: Ática

Plano de curso de Educação Artística – 6ª Série (7ºano)

Sugestões – Projeto de Leitura:
• Criar painéis, apropriando-se de técnicas de desenho e pintura para ilustrar cenas do livro escolhido, utilizando materiais diversos ( papel pardo, guache, giz de cera e outros ).
• Produzir uma história em quadrinhos, tendo como tema o livro escolhido.

Plano de curso de Educação Artística 7ª Série – (8º ano)

Sugestões – Projeto de Leitura

• Explorar materiais expressivos na confecção de cenários para performance, tendo como tema o livro escolhido no bimestre. Propor que, nesta apresentação, não seja utilizada a expressão oral, apenas a corporal e a plástica, explorando técnicas de mímica. (Verifique o texto enviado para contextualização).
• Produção Artística Visual – Conhecer as técnicas para a criação de um grafite, utilizando o livro do bimestre como tema. O grafite poderá ser confeccionado em folhas de papel pardo e tinta guache.

Fonte: Revista Lição de Casa (semanal)
Jornal Estadão
Fonte: Viver Feliz com muita arte
Autores: Valdemar Vello, Mônica Colucci e Paula Ariane
Editora: Scipione Grafismo Indígena

Plano de curso de Educação Artística 8ª Série – (9º ano)

Sugestões – Projeto de Leitura

• Criar painéis utilizando técnicas de colagem para ilustrar cenas do livro escolhido no bimestre.
• Confeccionar maquetes que retratem cenários descritos no livro escolhido, utilizando materiais variados. A sugestão é que essas maquetes sejam feitas em caixa de sapato e que a atividade seja feita em grupo.